Modelo de redação PND: Tecnologias digitais na prática pedagógica


Em uma escola de ensino médio, observa-se que os alunos utilizam intensamente as redes sociais, mas demonstram pouco engajamento nas aulas presenciais. Os professores, por sua vez, relatam insegurança quanto ao uso de tecnologias digitais na mediação pedagógica.

Nesse contexto, o papel docente deve alinhar-se à LDB (art. 61), que prevê a formação de profissionais capacitados para integrar as inovações tecnológicas ao processo educativo, e à BNCC, que inclui a competência geral 5: compreender e utilizar tecnologias de forma crítica, significativa e ética.

O professor pode, por exemplo, desenvolver projetos de aprendizagem digital, como produção de vídeos curtos, podcasts e murais virtuais colaborativos, incentivando o protagonismo e a autoria dos estudantes. Também pode utilizar plataformas educativas e jogos pedagógicos para diversificar as metodologias.

Tais ações tornam o ensino mais interativo e contextualizado, promovendo a aprendizagem ativa e o desenvolvimento das competências do século XXI, em um ambiente educacional onde a tecnologia é uma aliada do processo de ensino e aprendizagem, em consonância com uma educação inovadora e humanizadora.