Modelo de redação PND: Equidade educacional


Em uma escola pública de periferia, professores notam que a falta de recursos e a diversidade sociocultural entre os alunos dificultam a participação equitativa nas atividades escolares. Alguns estudantes apresentam baixo rendimento, não por falta de esforço, mas por condições desiguais de acesso ao aprendizado.

Diante desse cenário, cabe ao professor atuar de forma intencional e inclusiva, conforme orienta a LDB (art. 2º e art. 3º), que estabelece a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. A BNCC reforça esse princípio ao destacar a importância da educação integral e equitativa, considerando as especificidades de cada estudante.

Estratégias como planejamento diferenciado, uso de materiais acessíveis e avaliação formativa permitem identificar as potencialidades individuais e promover aprendizagens significativas. A criação de espaços de escuta e diálogo entre escola e comunidade também favorece a construção de um ambiente educativo democrático.

Assim, ao garantir que todos os alunos tenham oportunidades reais de aprender, o professor concretiza o princípio da justiça social na educação, formando cidadãos críticos e conscientes de seus direitos.