Estrutura da questão discursiva da PND


Com base nos documentos do INEP e nas experiências de provas análogas (como Enade Licenciaturas e Enem Docente), o formato mais provável é este:


A situação-problema (estudo de caso)

O enunciado apresentará um caso prático envolvendo:

  • Uma situação pedagógica real ou simulada;
  • Desafios enfrentados por professores, gestores ou alunos;
  • Contexto educacional (escola pública, diversidade, inclusão, uso de tecnologia, avaliação formativa etc.).


Exemplo de abertura hipotética:

Em uma escola pública de ensino fundamental, o professor de Ciências percebe que os alunos demonstram desinteresse em temas relacionados às mudanças climáticas, apesar das discussões recentes sobre a COP30. Considerando o papel da educação ambiental na formação cidadã, apresente estratégias pedagógicas que possam engajar os estudantes nesse tema.

A partir desse contexto, o comando normalmente pedirá que o candidato:

  • Analise criticamente a situação apresentada;
  • Apresente soluções fundamentadas em teorias pedagógicas, políticas educacionais ou documentos oficiais (BNCC, LDB, DCNs);
  • Articule sua resposta com práticas docentes concretas.


Estrutura sugerida para o texto:

Introdução

Reapresente brevemente o problema proposto.

Indique sua tese (posição) sobre a importância ou o caminho para resolver o desafio educacional.


Desenvolvimento

Análise teórica: relacione o problema com fundamentos da educação (BNCC, Piaget, Freire, Vygotsky, etc.).

Propostas práticas: apresente duas ou três estratégias concretas que o professor poderia adotar.

Justifique por que essas ações são eficazes (aprendizagem significativa, equidade, engajamento, avaliação formativa etc.).


Conclusão

Retome a ideia central, reforçando a importância do papel docente diante da situação.

Pode sugerir uma reflexão ética ou social sobre o impacto da prática pedagógica.


Critérios de correção (baseados nos documentos do INEP)

A banca deve avaliar:

  • Pertinência e coerência da argumentação;
  • Domínio conceitual e teórico-pedagógico;
  • Propostas de intervenção realistas e contextualizadas;
  • Clareza, coesão e correção linguística;
  • Capacidade de articular teoria e prática.