Modelo de redação PND: Educação socioemocional
Uma escola municipal identifica aumento de conflitos interpessoais e dificuldades de convivência entre os alunos. Diante disso, o corpo docente busca estratégias que promovam o equilíbrio emocional e a empatia nas relações escolares.
A BNCC destaca, entre suas dez competências gerais, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia e cooperação. Já a LDB (art. 2º) orienta que a educação vise ao pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício da cidadania.
O professor pode propor rodas de conversa, atividades de mediação de conflitos e projetos integradores que favoreçam a expressão de sentimentos e a valorização da diversidade. O uso de metodologias cooperativas, como aprendizagem por pares e projetos de tutoria, reforça o senso de pertencimento e o respeito mútuo.
Assim, a escola cumpre sua função social de formar sujeitos éticos, empáticos e emocionalmente equilibrados, fortalecendo vínculos e prevenindo comportamentos excludentes ou violentos.
