Modelo de redação PND: Educação ambiental e COP30
Às vésperas da COP30, uma escola pública busca inserir o tema das mudanças climáticas no currículo, mas enfrenta desinteresse dos estudantes e falta de projetos integradores. Esse desafio revela a necessidade de repensar a educação ambiental como eixo transversal.
A LDB (art. 32) e a BNCC defendem uma formação que promova a responsabilidade social e ambiental, articulando ciência, ética e cidadania. Educar para a sustentabilidade é também educar para o futuro.
O professor pode criar projetos interdisciplinares que envolvam a investigação de problemas ambientais locais, utilizando metodologias ativas e tecnologias digitais para produção de campanhas ecológicas ou feiras de sustentabilidade. A conexão com a COP30 amplia o senso de pertencimento global e o compromisso com o planeta.
Dessa forma, a escola se torna um espaço de reflexão e ação ecológica, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, críticos e corresponsáveis pelo enfrentamento das mudanças climáticas.
