Caminhos para combater a escassez de água no Brasil

COM INFORMAÇÕES DA Agência Brasil

INTRODUÇÃO

Tópico frasal: O acesso à água de qualidade a milhões de brasileiros tem sido um dos maiores desafios para os governantes nas últimas décadas.

Contextualização: O Brasil sobreviveu ao mito da abundância, o qual descreve o país como um recanto rico em água. Mas Graciliano Ramos já denunciava, em Vidas Secas, um problema crônico, vivenciado pelo nordestino, no semiárido.

Tese: Com a primeira crise hídrica no país, em 2013, a população se deparou com sérios problemas, como a (1)disponibilidade de água e a sua (2)gestão.

DESENVOLVIMENTO

Tópico frasal: A água é um dos recursos naturais que não pode ser substituído nem perdurará diante das intervenções antrópicas no meio ambiente.

ED: Logo, a escassez, consequência da destruição das nascentes(1) e da poluição, é um fator agravante para a vida humana, alertam especialistas, que também apontam a necessidade de uma percepção mais apurada em relação aos recursos naturais.

Síntese: Pois, (1)O desmatamento indiscriminado impacta diretamente na frequência de chuvas e na capacidade do solo de absorver e armazenar a água para que seja devolvida aos rios.

DESENVOLVIMENTO

Tópico frasal: A crise resulta, principalmente, da gestão inadequada do uso da água na agropecuária e em períodos de estiagem.

ED: O cerrado brasileiro ocupa mais de 20% do território e consome cerca de 70% da água no país devido à expansão da agropecuária. Ainda de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o sistema de abastecimento de água potável no Brasil é responsável por 37% do desperdício. 

Síntese: A inexistência de uma rede de tratamento do esgoto, atrelada a ações predatórias no ecossistema, compromete milhares de quilômetros dos rios brasileiros e áreas de conservação.

CONCLUSÃO

Tópico frasal: Apesar de tardias, o Brasil e outros países precisam adotar medidas diante do crescimento populacional no mundo, que chega a 75 milhões por ano.

Intervenção: O grave problema da água só será resolvido quando governos e sociedade aderirem a consciência sobre a importância dos recursos naturais para a sobrevivência humana. A superação deve perpassar pela educação, tratando o meio ambiente como tema central do seu currículo. Portanto, as soluções devem adotar pontos de vista ético, moral, científico e tecnológico. 

Citação: A mudança do clima é a maior falha de mercado da espécie humana, porque a estratégia de sobrevivência não funcionou, alerta Genebaldo Freire, doutor em ecologia e autor de livros sobre educação ambiental.