Adjunto adnominal
Adjunto Adnominal é um termo acessório utilizado para atribuir, determinar, modificar, classificar um substantivo. Por ser usado para atribuir característica ou qualidade a um nome, ele tem função adjetiva.
As letras ad antes dos termos tem significados de adição, ou seja, adjunto é o que está ao lado, que está junto, e adnominal é o que está ao lado do nome (nominal).
Dessa forma, adjunto adnominal estará relacionado ao núcleo do sujeito ou ao núcleo do predicado em uma sentença. E esse núcleo será sempre um substantivo.
No português, adjunto adnominal está dentro da análise sintática. Sintaxe é o estudo a função dos substantivos, dos nomes em uma oração.
Primeiro é necessário separar cada palavra da sentença e encontrar o substantivo, que geralmente é o núcleo. Aqueles termos que estiverem se referindo a ele, serão o adjunto adnominal.
Vale ressaltar que poderá haver mais de um adjunto adnominal na frase, ou seja, pode estar no sujeito e no predicado da mesma oração. Dessa forma, pode-se dizer que um único substantivo pode ter mais de um adjunto adnominal.
Exemplo:
Adjunto adnominal no núcleo do sujeito
Exemplo: Uma alegria intensa animou o jovem tristonho.
O sujeito é o substantivo abstrato alegria. E ao seu redor tem o artigo uma e o adjetivo intensa. Ambos estão se referindo ao substantivo alegria. Desta forma, uma e intensa, são os adjuntos adnominais.
Adjunto adnominal no núcleo do predicado
Exemplo: Uma alegria intensa animou o jovem tristonho.
O primeiro passo será identificar o predicado. Na frase acima será animou o jovem tristonho. O verbo animou é transitivo direto, então será seguido de um objeto direto o jovem tristonho.
O núcleo do predicado no objeto direto é o substantivo jovem. O artigo o e o adjetivo tristonho estão modificando o substantivo. Ou seja, eles tem a função de adjunto adnominal no predicado da oração.
Exemplos de adjunto adnominal com as diferentes classes gramaticais
Dentro de uma frase, algumas classes gramaticais são as mais encontradas assumindo a função de adjunto adnominal. São os adjetivos, as locuções adjetivas, artigos definidos e indefinidos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos.
Exemplos com adjetivo
• Aquela moto amarela foi vendida.
• Ela ama música movimentada.
Exemplos com locução adjetiva
• Dias de verão são quentes.
• Picadas de abelha são doloridas.
Exemplos com artigo definido e indefinido
• A aluna passou no teste. (Definido)
• Você quer uma fatia de bolo? (Indefinido)
Exemplos com pronome adjetivo
• Minhas amigas fizeram tudo na festa.
• Aquela professora reprovou todos os estudantes.
Exemplos com numeral adjetivo
• Vinte candidatos foram chamados.
• A companhia atendeu menos de mil candidatos.
Diferença de adjunto adnominal e complemento nominal
O adjunto adnominal pode caracterizar tanto o substantivo abstrato quanto o concreto. Diferente do complemento adnominal que só pode complementar o substantivo abstrato.
Outra diferença será na ação do sujeito da frase. O adjunto adnominal será o agente da ação, aquele que pratica a ação. Enquanto que o complemento adnominal será o resultado, aquele que sofre a ação.
Veja o exemplo:
Frase 1: A resposta da professora foi brilhante.
Frase 2: A resposta à professora foi brilhante.
Perceba, na frase 1, a professora pratica ou sofre a ação? Ela pratica a ação, pois ela (a professora) que deu a resposta brilhante. Desta forma, “a resposta da” é um adjunto adnominal.
Na frase 2, a professora pratica ou sofre a ação? A professora recebeu a resposta, então ela sofre a ação. Então, “a resposta à professora” é um complemento adnominal.