Os desafios do uso das TICs para a superação do déficit na educação brasileira no século XXI


A sociedade do século XXI está inserida no contexto pós-moderno, no qual a educação é impactada pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs). A tecnologia revolucionou a forma de levar conhecimento aos alunos, que munidos dessas novas ferramentas, tornou a aprendizagem ativa e, desde então, passa a protagonizar o processo de educação.

Contudo, o desenvolvimento das novas tecnologias não diminui a relevância do papel do professor, que agora deve orientar os alunos a avaliarem e gerirem a informação que possuem acesso. A identidade do conhecimento se estabelece a partir dos princípios e dos valores atribuídos pelo professor, assim como o modo de situar-se no mundo, de cada história de vida, das representações e saberes, e de sua rede de relações com outras personagens da educação. 

Nesse cenário, as novas ferramentas passam a promover uma educação mais acessível e inclusiva. No entanto, apesar dos benefícios do uso da tecnologia na educação, sua implementação traz desafios sobre a interação entre estudantes e educadores na produção do seu próprio conhecimento.

A chegada das novas ferramentas e de recursos digitais para o ensino, entretanto exige capacitação dos docentes além de uma adequada infraestrutura. Nesse sentido, é necessário investir em espaços que propiciem a interação entre alunos e conhecimentos, como, por exemplo, em laboratórios de informática e em uma biblioteca digital

Na agenda da educação brasileira do século XXI, o professor deve inserir as tecnologias como aliadas para efetivar com eficiência o processo de ensino e aprendizagem. A busca pelo processo cultural, científico e tecnológico deve ser priorizada de modo que os estudantes adquiram condições para solucionar problemas do mundo contemporâneo. Um ambiente de aprendizagem não pode se transformar em mero transmissor de informações, mas, na efetivação da comunicação e construção colaborativa do conhecimento. De acordo com Gadotti, o professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem.