Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida

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Memórias de um Sargento de Milícias é uma obra do escritor brasileiro Manuel Antônio de Almeida. Dividida em 2 tomos e 48 capítulos titulados, ela foi publicada em 1854 durante o Romantismo no Brasil.

Personagens

Os principais personagens da trama são:

Leonardo: protagonista da obra, filho de Leonardo-Pataca e Maria da Hortaliça.

Leonardo-Pataca: pai de Leonardo e esposo de Maria da Hortaliça.

Maria da Hortaliça: esposa de Leonardo-Pataca e mãe de Leonardo.

Barbeiro: padrinho de Leonardo.

Parteira: madrinha de Leonardo.

Chiquinha: filha da parteira e futura esposa de Leonardo-Pataca.

Luizinha: menina que Leonardo se apaixona e que por fim, torna-se sua esposa.

Dona Maria: avó de Luizinha.

José Manuel: amigo da família de Luizinha, interessado na fortuna deles.

Vidinha: mulata que se envolve com Leonardo.

Major Vidigal: autoridade que prende Leonardo.

Resumo da Obra

O romance gira em torno da vida de Leonardo, um menino travesso e malandro que entre tantas ações se torna um sargento: O Sargento de Milícias. A história tem como espaço a cidade do Rio de Janeiro.

Ainda pequeno, ele foi entregue aos cuidados dos padrinhos, um barbeiro e uma parteira. Isso porque seus pais, Leonardo-Pataca e Maria da Hortaliça, brigaram. Sua mãe foge para Portugal e seu pai, o abandona.

O barbeiro almejava uma boa formação para o menino, portanto, empenhou-se em dar uma educação religiosa para que ele se tornasse padre.

Entretanto, Leonardo era muito travesso e mal sabia ler e escrever, resultado de sua saída da escola.

Mais adiante, o menino se apaixona por Luizinha, porém, o envolvimento deles nesse momento dura pouco.

A família de Luizinha era muito abastada. José Manuel, um amigo da família, resolve pedir a mãe dela em casamento com o intuito de ficar com os bens e a fortuna.

Leonardo, sabendo de sua intenção, resolve desabafar com seus padrinhos que logo falam com Dona Maria, avó de Luizinha. Esse fato, fez com que José Manuel fosse expulso da casa e ainda, proibido de casar com Luizinha.

O padrinho de Leonardo fica doente e logo depois vem a falecer. Com isso, ele recebe uma herança. Interessado na herança recebida pelo filho, Leonardo-Pataca entra em cena e o convida para viver com ele.

Nesse momento, Pataca já está casado com a filha da parteira, Chiquinha, e com ela tem uma filha.

Leonardo tem várias discussões com seu pai e sua madrasta, o que resulta em sua expulsão da casa. Nesse tempo, ele se envolve com uma mulata chamada Vidinha e se apaixona por ela. Passa a viver com os jovens da Rua Vala.

Cada vez mais envolvido com Vidinha, dois primos dela que lutam pelo seu amor, começam a ficar com ciúmes de Leonardo.

Com isso, eles dizem ao Major Vidigal que Leonardo está vivendo clandestinamente na residência dos jovens. Isso resulta na prisão dele pelo major Vidigal. Além disso, ele se recusa a alistar-se no exército, sendo preso novamente.

Sua madrinha vai até a prisão e pede para o major liberar Leonardo. Por fim, o major lhe oferece o cargo de Sargento de Milícias.

Com a morte do marido de Luizinha que só lhe maltratava, Leonardo casa-se com ela.

Confira a obra na íntegra, fazendo o download do PDF aqui: Memórias de um Sargento de Milícias.

Análise da Obra

Inserida no movimento do romantismo, a obra é narrada em terceira pessoa e retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX.

Considerado um romance urbano ou de costumes, foi publicada nos folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro. Ou seja, semanalmente era oferecido um capítulo ao público.

Assim, Manuel Antônio de Almeida prendeu a atenção de seus leitores com capítulos curtos e diretos e ainda, utilizando uma linguagem coloquial.

Foi a primeira vez durante o Romantismo que a figura do “malandro” (pícaro) surge nas ações de Leonardo. Isso explica o estilo inovador do escritor segundo os moldes dos romances na época.

Muitos personagens da obra são movidos por interesses, como José Manuel e Leonardo-Pataca. Além disso, alguns deles não tem nome, como é o caso do padrinho e da madrinha de Leonardo.

Diante disso, a intenção do escritor era usar alegorias simbólicas com o objetivo de incluir pessoas comuns que viviam naquele período no Brasil.

Ainda que o espaço central fosse a parte urbana do Rio de janeiro, Manuel também descreve locais mais afastados como um acampamento de ciganos. Nisso, as diferentes classes sociais são abordadas no romance.

Vale notar que essa postura esteve avessa aos modelos do Romantismo, uma vez que os romances criados nessa época focavam somente nos aspectos aristocráticos.