Estrutura da Redação do Enem


A redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) segue uma estrutura dissertativa-argumentativa, com base em um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Ela deve ser escrita em prosa, na norma-padrão da Língua Portuguesa, com até 30 linhas, dividida em introdução, desenvolvimento (dois parágrafos) e conclusão.

Veja abaixo a estrutura detalhada da redação do ENEM, considerando as cinco competências avaliadas, as funções de cada parágrafo, expectativas de conteúdo e uso estratégico de conjunções:


ESTRUTURA GERAL DA REDAÇÃO

Introdução

Apresentar o tema e a tese

Apresentação do tema com contextualização + tese clara (opinião geral sobre o tema)


Desenvolvimento 1

Defender a tese com argumentos e repertórios

Argumento 1 + exemplos concretos + repertório sociocultural + articulação lógica


Desenvolvimento 2

Complementar a defesa com outro argumento

Argumento 2 (diferente do anterior) + mais exemplos + coesão + aprofundamento crítico


Conclusão

Propor uma solução detalhada para o problema

Proposta de intervenção com todos os elementos obrigatórios, retomando a tese defendida


COMPETÊNCIAS AVALIADAS

Competência 1: domínio da norma padrão da língua escrita

Competência 2: compreensão da proposta e aplicação de repertório

Competência 3: seleção, organização e interpretação de informações e argumentos

Competência 4: demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos de coesão

Competência 5: elaboração de proposta de intervenção com detalhamento e viabilidade


INTRODUÇÃO

Função: contextualizar o tema + apresentar a tese (ponto de vista que será defendido).

Extensão: 4 a 6 linhas.


Deve conter:

1 período introdutório com contextualização (histórica, filosófica, literária, científica etc.)

1 período com apresentação objetiva do tema + tese

Uso de 1 ou 2 conjunções (ex: “embora”, “ainda que”, “porém”, “portanto”)


Dica: use repertório legítimo e pertinente (Constituição, filósofos, fatos históricos, obras etc.) e evite frases vagas como “Desde os tempos antigos…”


Exemplo de conectores úteis:

Causa: “visto que”, “uma vez que”

Contraste: “embora”, “a despeito de”

Conclusão: “portanto”, “logo”


DESENVOLVIMENTO 1

Função: apresentar o primeiro argumento que sustente a tese.

Extensão: 6 a 8 linhas.


Deve conter:

Tópico frasal (ideia principal do parágrafo)

Desenvolvimento com explicação, exemplos e dados

Repertório sociocultural pertinente (ex: ONU, filósofos, leis, literatura, filmes etc.)

Conectores internos (2 a 4 conjunções) para garantir coesão (ex: “além disso”, “por conseguinte”)


Dica: evite repetir vocabulário e mantenha foco no argumento.


Exemplo de conectores úteis:

Adição: “além disso”, “outrossim”

Consequência: “por isso”, “em razão disso”

Ênfase: “vale destacar”, “é importante ressaltar”


DESENVOLVIMENTO 2

Função: apresentar o segundo argumento (preferencialmente diferente do primeiro).

Extensão: 6 a 8 linhas.


Deve conter:

Nova ideia com relação lógica à tese

Novos exemplos e repertórios

Coesão entre este parágrafo e o anterior (ex: “Outra problemática relevante refere-se a...”)

Uso de 2 a 4 conjunções para continuidade e progressão


Dica: este parágrafo pode abordar o mesmo problema sob outro ângulo (econômico, político, cultural etc.)


CONCLUSÃO

Função: propor uma solução para o problema abordado, retomando a tese.

Extensão: 4 a 6 linhas.


Deve conter obrigatoriamente os 5 elementos da proposta de intervenção (Competência 5):

Agente (quem faz?) — ex: Governo, escolas, mídia

Ação (o que fará?) — ex: promover campanhas, aplicar leis, investir em políticas

Meio/modo de execução — ex: por meio de projetos escolares, via redes sociais, por campanhas televisivas

Finalidade — ex: a fim de combater o problema X, promover Y

Detalhamento — como, onde, para quem, com quais recursos etc.


Dica: evite soluções genéricas como “melhorar a educação” sem explicar como.


Exemplo de conectores úteis:

“Portanto”, “Dessa forma”, “Com isso”, “Logo”, “Assim sendo”


RESUMO TÉCNICO

Introdução

4 a 6 linhas

1 a 2 conjunções

Apresentar o tema e a tese


Desenvolvimento 1

6 a 8 linhas

2 a 4 conjunções

Defender a tese com o 1º argumento


Desenvolvimento 2

6 a 8 linhas

2 a 4 conjunções

Defender a tese com o 2º argumento


Conclusão

4 a 6 linhas

1 a 2 conjunções

Apresentar proposta de intervenção e retomar a tese