Currículo


Currículo
envolve:

- O que ensinar;

- Percurso educacional;

- Norma (regra);

- Caminho (direção);

- Didática (arte de ensinar);

- Conjunto contínuo de situações de aprendizagem;

- Instituição de educação FORMAL

- Da teoria educacional à prática pedagógica.

O currículo tem sido visto como:

(a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;

(b) as experiências de aprendizagem escolares vivenciadas pelos estudantes;

(c) os planos pedagógicos elaborados por profissionais da educação;

(d) os objetivos a serem atingidos por meio do ensino;

(e) os processos de avaliação, que afetam a determinação dos conteúdos e dos procedimentos.

CURRÍCULO

É o mediador entre escola e comunidade, e ao realizar essa mediação, o currículo possibilita a construção da ação pedagógica através da articulação entre os conhecimentos construídos na prática social e transmitidos, organizados e transformados na pratica escolar, por isso, o currículo também precisa estar em consonância com o PPP da instituição.

O conhecimento sobre o papel do PPP e do currículo no desenvolvimento da função social da escola e sua relação com a comunidade se torna imprescindível, uma vez que o PPP e o currículo escolar são a planificação das ações da escola refletidas diretamente nas atividades em sala de aula.

O PPP é uma maneira oficial de materialização do currículo. Através dele, estabelecemos uma forma de organização do trabalho pedagógico que parte, essencialmente, da definição a respeito de que aluno a escola quer formar. A partir dessa definição, o PPP permite uma organização coerente de planos de ação que vão dar forma ao currículo da escola. O Projeto Politico-pedagógico que dá vida e personalidade ao currículo da escola.

SAVIANI

• Currículo consiste em organizar o conteúdo e desenvolvê-lo didaticamente;

• Currículo é o conjunto das atividades nucleares desenvolvidas pela escola.

SACRISTÁN

Deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis:

• Deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis;

Deve considerar o mundo real operar num contexto de interações sociais e culturais:

• Deve assumir seu conteúdo como construção social:

É uma seleção de conteúdos relacionados e organizados de acordo com a cultura e estes são codificados de forma única: 

É um meio de referência para se analisar a que a escola faz em relação ao seu PPP, sendo que o aprendizado do aluno é construído a partir das propostas da instituição educacional.

LDB

Assegurar formação básica comum (conteúdos mínimos)

Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil

BNCC

Conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades; evoca:

pós-crítico:

- democracia;

- cidadania (da década de 1990 até os dias de hoje);

- multiculturalismo e interculturalidade.

DCN's

- sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola:

- estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto politico-pedagógico da escola de Educação Básica;

- orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais - docentes, técnicos, funcionários - da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

CURRÍCULO COLEÇÃO

Entende que as áreas e campos do conhecimento são rigidamente separados e isolados:

- Disciplinas estanques e dissociadas:

Não há espaço para a articulação entre os conteúdos:

- Organizado em um formato linear:

Explicar/compreender

O professor quem dita as regras e decide o que é ensinado.

CURRÍCULO INTEGRADO

- Favorece a interdisciplinaridade;

- Organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade se pretende concreta que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relação de uma totalidade concreta que se pretende explicar/compreender;

- Coloca o aluno em um espaço mais acessível e livre das amarras e limitações das disciplinas demarcadas.

MANIFESTAÇÕES DE CURRÍCULO

FORMAL:

PRESCRITO

• Explícito

• Oficial

• Documento

• Estabelecido pelo Sistema

• DCN’s

• PCNs

• Orientações Curriculares

• Legislações

OCULTO

IMPLÍCITO

• Manifestações

• Bagagem cultura

• Vivências

• Experiências

• Símbolos

REAL

EM AÇÃO

• Observado na prática

• Desenvolve dentro da SALA DE AULA

• É o chão da sala de aula

• “É aquele que realmente acontece”

TRADICIONAL

Manutenção do status quo

CRÍTICA

Não apresenta proposta de ação (apenas reproduz)

PÓS-CRÍTICA

Apresenta uma proposta de ação

TRADICIONAL

Ensino

Aprendizagem

Avaliação

Metodologia

Didática

Organização

Planejamento

Eficiência

Objetivos

Divisão de conteúdo

Meritocracia

Manutenção

Status Quo

Neutralidade

CRÍTICA

Ideologia

Reprodução cultural/social

Poder

Classe Social

Capitalismo

Relações Sociais de produção

Conscientização

Emancipação

Currículo oculto

Resiliência

“Transformação

PÓS-CRÍTICA

Identidade

Alteridade

Diferença

Subjetividade

Multiculturalismo

Religião

Gênero

Sexualidade

Etnia

Multidisciplinaridade: mais de uma disciplina; aparentemente, não tem relação uma com a outra; cada disciplina permanece com sua metodologia própria: não há um resultado integrado. Segundo Piaget, é quando a solução de um problema requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas evocadas sejam alteadas ou enriquecidas.

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Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; nenhuma cooperação.

Pluridisciplinaridade: sistema de um só nível e de objetivos múltiplos: cooperação mas sem coordenação: há troca entre elas, ainda que não seja organizada; propõe estudar o mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade ainda é “*multidisciplinar”.

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Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; cooperação, mas sem coordenação.

Interdisciplinaridade: intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada: perspectiva metodológica comum a todos: integrar os resultados; permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

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Sistema de dois níveis e de objetivos múltiplos: cooperação procedendo de nível superior, com coordenação.

Transdisciplinaridade: etapa superior a interdisciplinaridade: não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total: interação global das várias ciências: inovador: não é possível separar as matérias. Transcende etapas, rompe barreiras; vai além.

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Sistema de níveis e de objetivos múltiplos: coordenação com vistas a uma finalidade comum dos sistemas.