Cipriano Carlos Lukesi
Educação para a redenção
Aparece da perspectiva de redimir os indivíduos, integrando-os ao todo social existente;
Educação como “cura” das mazelas que emergem da sociedade;
Adaptação dos indivíduos à concepção ideal que se tem de sociedade;
A educação atua e interfere nos rumos sociais, sendo vista como otimismo pelos teóricos desta concepção.
Educação para a reprodução
Demonstra como ocorrem os movimentos que legitimam a educação como ferramenta de reprodução do modelo capitalista de sociedade;
Não propõe ou sugere uma prática pedagógica que atue como resolução do conflito constatado;
Trata-se de uma perspectiva que não compreende uma possibilidade de mudança do todo social pela Educação;
Assim, os autores desta concepção traduzem uma ótica pessimista do papel social da educação.
Educação como transformação da sociedade
Objetiva compreender a educação frente aos condicionantes que a circundam;
Trata-se de uma visão na qual a educação atua em conjunto com outras práticas para o alcance de um novo projeto de sociedade;
É antagônica ao otimismo ilusório redentor e ao pessimismo imobilizador crítico-reprodutivista;
Entende que a educação não redime e nem reproduz a sociedade.