Cipriano Carlos Lukesi


Educação para a redenção

Aparece da perspectiva de redimir os indivíduos, integrando-os ao todo social existente;

Educação como “cura” das mazelas que emergem da sociedade;

Adaptação dos indivíduos à concepção ideal que se tem de sociedade;

A educação atua e interfere nos rumos sociais, sendo vista como otimismo pelos teóricos desta concepção.

Educação para a reprodução

Demonstra como ocorrem os movimentos que legitimam a educação como ferramenta de reprodução do modelo capitalista de sociedade;

Não propõe ou sugere uma prática pedagógica que atue como resolução do conflito constatado;

Trata-se de uma perspectiva que não compreende uma possibilidade de mudança do todo social pela Educação;

Assim, os autores desta concepção traduzem uma ótica pessimista do papel social da educação.

Educação como transformação da sociedade

Objetiva compreender a educação frente aos condicionantes que a circundam;

Trata-se de uma visão na qual a educação atua em conjunto com outras práticas para o alcance de um novo projeto de sociedade;

É antagônica ao otimismo ilusório redentor e ao pessimismo imobilizador crítico-reprodutivista;

Entende que a educação não redime e nem reproduz a sociedade.